Prótese Dental

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Caso Clínico

Paciente chegou ao consultório com fratura da raiz no canino, pilar anterior da prótese fixa, . A paciente não optou pela realização de implantes posteriores ao dente comprometido, mas como a fratura da raiz estava subgengival, para manter a saúde gengival o planejamento deveria necessariamente passar pela preservação do espaço biológico ("gengiva") que poderia ficar comprometida com uma coroa adaptada muito profundamente. A solução se daria através de uma cirurgia para aumento de coroa clínica no dente fraturado, aumentando a coroa do dente fraturado e expondo a fratura, ou o tracionamento da raiz, trazendo a fratura para a região supra-gengival.
O aumento da coroa clínica do canino, através da cirurgia, proporcionaria uma desproporção (com o comprometimento da estética) entre o comprimento da coroa do canino em relação ao dente mais anterior. A opção foi a realização do tracionamento da raiz por um aparelho removível. Embora a tração da raiz diminua o comprimento da raiz deste dente pilar, e isso em um pilar de uma prótese extensa deve ser levado em consideração, mas esta opção foi possível por ser um canino, com raiz extensa e volumosa, permitindo a absorção de forças dos dentes suspensos ausentes da prótese. A opção ideal, sem dúvida, seria a colocação de implantes e utilizá-los como ancoragem para o tracionamento do dente fraturado, e por serem utilizados posteriormente como suporte para futuras coroas individuais.
Nas imagens abaixo vemos o dente fraturado com um botão ortodôntico (peça de metal colada na "frente" da coroa provisória), que serviu para realizar o seu tracionamento, e na seqüência a raiz fraturada já exposta, quando foi possível dar continuidade ao tratamento.
Sem dúvida esse procedimento só é possível quando a fratura se dá em um nível não muito profundo, ou muito subgengival.



Nenhum comentário: